Como o propósito de um time, a criatividade das pessoas e a filosofia Lean têm impacto direto nos Clientes?

Você já se perguntou porque ter o propósito claro é tão importante, a ponto de inúmeras empresas falarem sobre e abordarem o tema repetidas vezes?

Talvez a sua empresa também fale sobre o tema com frequência. Você já se perguntou como isso impacta as suas atividades?

Para uma empresa, ter um propósito definido ajuda a ter uma direção clara. Proporciona mais clareza aos executivos na hora de decidirem quais serão as ações, projetos e atividades mais importantes.

Mas, ao cascatear essa estratégia, será que nós conseguimos aproveitar essa clareza e todos os demais benefícios de se ter uma propósito claro de forma prática em nossas decisões táticas?

Muito provavelmente não. E, então nós corremos o risco de voltar a fazer coisas do jeito antigo. “faça desse jeito por que foi sempre assim.

Por isso, é importante que os níveis hierárquicos, na base da pirâmide, também façam o mesmo exercício de propósito. Ter o propósito claro permite que times e colaboradores garantam que seu foco seja entregar as coisas certas, no momento certo, da maneira certa.

Construir o propósito exige comprometimento do time e, uma vez terminado, não podemos guardá-lo na gaveta!

Devemos usar nosso Propósito diariamente para:

  • Refletir a nossa estratégia: para as coisas simples também, por exemplo, planejamento semanal;
  • Planejar novas atividades: novos produtos, serviços, inovações e melhorias de processo;
  • Dizer não para outras:ter claro o que você faz, te permite você dizer não para atividades que não estão no seu escopo;
  • Sanear atividades: e, além de dizer não para novas tarefas, você poderá sanear, eliminar aquelas que vocês já faz, mas não deveria.

… mas qual é a relação com a criatividade?

Cada vez mais precisamos de soluções e ideias diferentes, inovadoras e criativas!

Saber qual é o propósito do seu time permite que todos do grupo vejam os seus desafios por um prisma diferente, com maior amplitude, com mais possibilidades.

Por exemplo, vamos pensar em um time responsável pela elaboração de relatórios gerenciais. As possibilidades de pensarmos em soluções criativas são muito maiores se enxergarmos este time como um time que é,” responsável e dono da informação, que faz provocações, análises e estimula questionamentos do business xpto” do que se nós pensarmos apenas em um time que é “responsável pela geração e acompanhamento dos indicadores, a, b e c”.

Portanto, é possível ganhar amplitude nas soluções através da clareza do propósito das suas atividades.

… e onde a filosofia de gestão Lean entra?

O Lean nos ensina que devemos sempre direcionar os nossos esforços em gerar valor para nossos Clientes.

Permitimos que isso aconteça de forma mais fluida ao colocarmos essa preocupação com os Clientes em nossos propósitos e mantermos as nossas lentes bem abertas para a criatividade.

“O verdadeiro e mais adequado propósito básico de uma organização defender criar valor real para os seus clientes. Se isso ocorrer, os lucros virão naturalmente.”

~ José Roberto Ferro – Lean Institute Brasil.

E você, sabe qual é o propósito do seu time?


Obrigado pela leitura!

Meu nome é Victor Catisse e minha paixão é ajudar pessoas a trabalhar de forma eficiente e eficaz.

Aqui vocês encontrarão insights práticos sobre Carreira, Coaching e Filosofia Lean aplicados ao dia-a-dia corporativo.

(Visited 176 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.